Guia básico: primeiro gato



Guia básico para "marinheiros de primeira viagem"

Antes de levar um gato para casa, leia: Estou preparado para adotar?




Atenção: não adote um gato apenas por ter acreditado nos mitos de que são animais "independentes", "baratos de manter" e "quase não dão trabalho"!
LEIA:
Cat Myth: Cats are Aloof and Independent
Os gato não não assim tão independentes como dizem
Common Myths About Cats


Adulto ou filhote?

Em geral as pessoas preferem filhotes, mas um bebê gato nem sempre é a escolha ideal. Dependendo do estilo de vida, da idade dos moradores da casa e da necessidade de um animal com temperamento específico, um gato adulto é mais adequado. Saiba como escolher o gato certo para você e sua família:

Adoção - adulto ou filhote?
Adotar gato adulto? Será que dá certo?
Ten Reasons to Adopt an Adult Cat Instead of a Kitten



Um ou dois?

Você sabia que gatos são mais felizes quando têm companhia de outro da mesma espécie? E que muitos problemas comportamentais (brincadeiras brutas, destruição da casa, miação noturna e até comportamentos compulsivos) podem ser evitados se o bichano tiver com quem gastar energia? Saiba mais:

Adoção - um ou dois?
Dois é melhor do que um

O que comprar?

Nos artigos abaixo você encontra a lista com todos os itens que seu novo amigo precisa. Dica: faça um orçamento antes de concretizar a adoção, assim você já fica sabendo o quanto assumir essa responsabilidade pesará no bolso! (e dá tempo de desistir antes de levar o gato para casa, se for o caso)

O enxoval do gatinho
Acomodando o gatinho
Meu primeiro gato - Lista de compras
Bebedouros e comedouros: saiba quais são melhores



Quanto custa ter um gato? 

Cuidar direito, com responsabilidade e produtos de qualidade, não sai barato...

Descubra quanto custa ter um gatinho! (os valores das telas e do arranhador não correspondem à realidade. Contratar uma empresa para instalar redes de proteção não sai por menos de 200 reais e um bom arranhador, idem. Sobre as doses excessivas de vacinas, leiam nosso guia sobre vacinação)

Quanto custa ter um gato?

* Fora o básico citado nos artigos acima, um check-up anual, com direito a hemograma completo, perfil renal e hepático, custa por volta de 100 reais, ultrassonografia entre 150 e 200 reais e radiografia de 90 reais pra cima. Fora os medicamentos, a consulta (um especialista em felinos cobra entre 90 e mais de 160 reais), internação, cirurgia, etc. E como gatos precisam ingerir o máximo de água possível para prevenir problemas de saúde (coisa que não fazem por conta própria), eu incluiria aí gastos com ração úmida e uma fonte de água corrente.



Tornando sua casa segura para o gato

Como deixar a sua casa segura para os gatos


Adaptação ao novo lar

Cuidados para minimizar o estresse do gato adotado no novo território:

Chegando em casa

O artigo do especialista em comportamento animal, Alexandre Rossi, é sobre mudança de casa, mas a parte "liberação gradativa" serve perfeitamente para este caso: Dicas práticas para mudar de casa com seu gato

჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻჻

Que ração escolher?

Artigos ótimos escritos por uma veterinária especialista em nutrição:
Como escolher a melhor ração para o meu gato? – Parte 1 (sobre ração seca)
Como escolher a melhor ração para o meu gato? – Parte 2 (sobre ração úmida)

*Exemplos de algumas rações consideradas "superpremium" no Brasil: Royal Canin, Proplan, Guabi Natural, Premier, Equilíbrio.



Brincadeiras

Brincando com seu gato



Que brinquedos comprar?

Para o gato brincar sozinho:
brinquedos com penas (ratinhos ou bolinhas), brinquedos com guizo interno, brinquedos com catnip, brinquedos com mola, túnel, "disco ball", "Mó Barato

Para você brincar com seu gato:
varinha com penas na ponta, varinha "pesca gatos", kit caça



Escolhendo o arranhador ideal

Como proteger os móveis de arranhões
Scratching Posts: How to Choose the Best One


Educando o gato




Escolhendo o veterinário

"Você sabia que o maior inimigo do gato é o veterinário que o trata como cão? Não, o gato não é um cão pequeno! (...)Ele apresenta necessidades específicas bem diferentes dos cães. O próprio organismo e metabolismo também é diferente! Para termos uma idéia, medicamentos utilizados frequentemente em cães podem intoxicar e até matar um gato!"



Caixa de areia

"O tipo de caixa higiênica que você oferece ao gato, onde a coloca e como a limpa são detalhes que podem fazer muita diferença para o bem-estar dele... e para o seu também!"




 Entendendo a "linguagem felina"

"É comum dizerem que gatos não gostam da gente, mas sim da casa. Que não interagem com seus humanos. Que não demonstram amor. Quem diz isso com certeza nunca teve um gato, e muitas pessoas continuam cometendo o erro de achar que gatos são cachorros pequenos e bigodudos, e esperam que ajam como tal. O que acontece é que, ao contrário dos cachorros, sempre esfuziantes ao demonstrar seu carinho (rabos abanando, pulos, latidos, até xixi!), os gatos são muito mais discretos nas suas demonstrações, e cabe a nós aprender a percebê-las"

Como os gatos demonstram carinho
Linguagem Felina
The Tail Speaks Louder than Words



Sinais de alerta

Socorro, estou doente!
10 signs of illness in cats

჻ 

Doenças comuns

Complexo respiratório felino ("gripe" dos gatos)
Doença do Trato Urinário Inferior dos Felinos (DTUIF)
Problemas bucais

჻ 

Informações importantíssimas!

Lipidose hepática - gatos não podem ficar sem comer!
Toxoplasmose - o médico mandou "se livrar" do gato? Troque de médico!
Diclofenaco e paracetamol NÃO! Nunca medique um gato por conta própria!
Esporotricose - é zoonose, mas tem cura!
Alérgicos podem conviver com gatos? 

჻ 

Descobertas que ajudam a cuidar bem do seu gato



Depoimentos de quem já adotou



Não deixe de ler também os guias sobre guarda responsável, saúde, nutrição, segurança, comportamento, vacinação e enriquecimento ambiental do blog!


Quanto mais informação você acumular, menos erros cometerá com seu primeiro gato (erros que podem prejudicar a saúde ou até causar a morte prematura do bichano). Pense nisso!
Common Mistakes Made by New Cat Parents